VOLTAR PARA NOTÍCIAS20/08/2023
SindArroz-SC evidencia força do arroz catarinense durante 12ª AgroPonte
Sindicato marcou presença no evento, que reuniu milhares de pessoas nos últimos cinco dias, e destacou importância do cultivo e beneficiamento do grão para economia do estado
Até chegar aos lares e estar totalmente pronto para o consumo, o arroz passa por diversas mãos na lavoura e por inúmeros processos dentro das indústrias. Ou seja, além de desempenhar um papel fundamental na alimentação, também contribuiu fortemente para a economia. Tendo isso em mente, ao longo da 12ª AgroPonte, o Sindicato das Indústrias do Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) evidenciou a força do cereal, bem como a importância do cultivo e beneficiamento do grão para a economia.
Atualmente, a produção está distribuída em 147 mil hectares em 93 municípios, fator que torna o arroz mais presente no cotidiano das pessoas do que elas mesmas imaginam. Somente na última safra, por exemplo, o Sul catarinense representou 80% dos números estaduais, contribuindo com 1,3 milhão de toneladas.
Nesse cenário, a presença do SindArroz-SC na AgroPonte, conforme avalia o presidente, Walmir Rampinelli, é um passo importante na conscientização. “No cenário agrícola brasileiro, poucos produtos são tão marcantes e essenciais quanto o arroz. Durante os cinco dias, conseguimos fortalecer laços, intensificar o conhecimento da população sobre o grão e, acima de tudo, ressaltar a relação entre este ramo do agronegócio e o setor econômico. Prova disso foi a presença de lideranças políticas importantes, como os secretários de Estado da Casa Civil, Estener Soratto, e da Agricultura, Valdir Colatto”, frisa.
Alta qualidade
Segunda maior produtora de arroz do Brasil, Santa Catariana é internacionalmente conhecida pela alta qualidade do cereal. As variações, que vão além das opções tradicionais, como parboilizado, branco e integral, contribuem para que o ingrediente tenha uma imensidão de possibilidades.
Com 25 empresas associadas do SindArroz-SC, diversos produtos foram expostos nos cinco dias de feira, destacando os negócios espalhados ao longo de todo o território catarinense.
O evento também proporcionou uma plataforma valiosa para troca de conhecimentos e relacionamentos, apresentação de novas possibilidades e difusão da produção realizada em Santa Catarina. “Com certeza, reforçamos a excelência do nosso arroz, que alimenta milhares de brasileiros diariamente. Além disso, mostramos que, mesmo perante os desafios, somos uma peça importante na cadeia produtiva e um dos pilares da economia catarinense”, analisa Rampinelli.
Assessoria de imprensa
DESTAQUES
SindArroz-SC comemora 50 anos com novo posicionamento ao mercado nacional
Queda no preço do arroz acende alerta no setor e pode impactar próxima safra
Preço do arroz continua a cair e aumenta preocupação da cadeia produtiva
Safra de arroz 2025/2026: plantio segue em meio à desvalorização e incertezas para toda a cadeia produtiva
Crise no setor orizícola: medidas do Governo Federal são insuficientes diante cenário crítico enfrentado pelas indústrias catarinenses
SindArroz-SC não vê compromisso do Ministério da Agricultura com soluções para a crise do arroz
Entidades se unem em defesa da cadeia produtiva do arroz em Santa Catarina nesta quinta-feira (18)
Cadeia produtiva do arroz seguirá enfrentando dificuldades em 2026
Setor orizícola solicita apoio do Governo de SC para evitar colapso da cadeia produtiva de arroz
Mesmo diante da crise, setor orizícola catarinense dá início à colheita unido em busca de melhorias
SindArroz Santa Catarina - 2025 | Todos os direitos reservados