- VOLTAR PARA NOTÍCIAS
18/09/2025
SindArroz-SC promove workshop sobre atmosferas explosivas e segurança do trabalho nas indústrias
Capacitação reuniu mais de 40 associados do sindicato, para esclarecer dúvidas e aprimorar o conhecimento técnico
Com foco na prevenção e adequação às normas de segurança, o Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) promoveu um workshop, de forma online, nesta quinta-feira, dia 18, para capacitar seus associados. A iniciativa contou com a participação de mais de 40 representantes das indústrias associadas e teve como objetivo esclarecer dúvidas e aprofundar o conhecimento técnico sobre segurança em ambientes com risco de atmosferas explosivas.
A capacitação foi conduzida pela empresa especializada TopTest, que abordou aspectos práticos e normativos essenciais para os setores de segurança do trabalho, manutenção e engenharia industrial. A programação incluiu ainda contribuições da advogada Tairine Miguel Gomes, com foco na legislação trabalhista, e do engenheiro Claudiomar Kosmann, especialista em segurança do trabalho.
Para o presidente do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli, debater sobre as atmosferas explosivas é de extrema importância para evitar danos aos trabalhadores e nas indústrias. “Esta capacitação foi uma explanação sobre a segurança do trabalho dos colaboradores, com informações e orientações cruciais ao trabalho. Momentos como estes estão na missão do sindicato, em conectar os associados, compartilhar seus desafios e trocar ideias entre si”, pondera Rampinelli.
Durante a apresentação, o engenheiro e diretor técnico da TopTest, Renato Schmidt Filho, explicou que as atmosferas explosivas estão frequentemente presentes nas rotinas das áreas de manutenção e segurança, especialmente em processos como a descarga de arroz no tombador. “Esses ambientes envolvem a presença de substâncias inflamáveis em contato com o ar, que, na presença de uma fonte de ignição, podem resultar em explosões. Por isso, foi de suma importância o conhecimento das causas e medidas preventivas a serem adotadas para atendimento das normas regulamentadora e principalmente evitar uma tragédia”, destaca Filho.
Assessoria de imprensa
DESTAQUES
No campo ou na cidade, arroz deve ser prioridade como fonte de energia na alimentação
Jovens estão comendo menos arroz? Para SindArroz-SC, grão é essencial na garantia da segurança alimentar
SindArroz-SC transfere sede administrativa para o Sul de SC
SindArroz-SC comemora 50 anos com novo posicionamento ao mercado nacional
Queda no preço do arroz acende alerta no setor e pode impactar próxima safra
Walmir Rampinelli é reeleito presidente do SindArroz-SC
Preço do arroz continua a cair e aumenta preocupação da cadeia produtiva
SindArroz Santa Catarina - 2025 | Todos os direitos reservados